quinta-feira, 5 de setembro de 2013

JARDINAGEM - COMO CUIDAR DE AVENCAS

Adquiri recentemente, esse tipo de Avenca, pensando talvez em ter mais sorte, do que a outra, foto abaixo.
Sou apaixonada por plantas, e ver essas irem morrendo assim, sem eu poder fazer nada me deixa muito triste, como foi o caso, da Avenca abaixo.
Talvez o local, fosse quente demais, por isso essa, não vai ficar na parte externa da casa, nem na cozinha, que é muito quente, mas sim, no meu Atelie... que é mais fresco.
Deixei perto da janela, pra receber luz, e vamos ver, se consigo manter essa bela planta...

Vi algo interessante, diz que as Avencas, "recolhem"  o mal olhado, murcham e morrem, se foi mesmo isso, preciso descobrir quem foi o invejoso que passou por aqui...

Essa, infelizmente, perdi

DICAS QUE PEGUEI NA NET

Quem pretende cultivar avencas como plantas de interior, pode colocá-las em vasos (de preferência de barro), garantindo que o recipiente tenha um bom sistema de drenagem, ou seja, o excesso de água precisa ser eliminado com facilidade, pois é quase fatal para a planta. No caso dos xaxins, é importante observar sempre a quantidade de água usada nas regas, pois eles tendem a reter muita umidade. Com o tempo, é possível determinar qual a quantidade adequada ao volume de terra, levando-se em conta a temperatura - nos dias quentes a necessidade de água é maior e nos frios é bem menor.

O plantio de avencas no jardim exige muito cudado na escolha do local, pois deve atender às três principais exigências da planta: calor, umidade e luz indireta. Outro detalhe importante: as avencas não suportam ventos diretos e excessivos. O local ideal, portanto, são os cantinhos úmidos e com sombra, mas com boa luminosidade.


Queria transportar a minha para um vaso de barro, mas tenho medo de mecher com ela... de tão sensível



Dicas para um sucesso futuro, para aumentar a quantidade de Avencas aqui

Mistura de solo ideal tanto para vasos como para canteiros:
1 parte de areia, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de pó de xaxim. Essa mistura é leve, retém umidade, mas apresenta boa drenagem.
Como fazer mudas com esporos: 
Para retirar os esporos, espere que amadureçam e retire-os das folhas raspando-as delicadamente com uma faca pequena ou gilete. Mantenha uma folha de papel (ou um pedaço de tecido branco) embaixo, para aparar os esporos que vão caindo. Prepare uma sementeira apenas com pó de xaxim, molhe-o bem e espalhe os esporos na superfície. Cubra a sementeira com plástico transparente e mantenha à sombra. Após cerca de quatro semanas, vai surgir na sementeira uma espécie de musgo - são os brotinhos, que só devem ser transplantados quando atingirem cerca de 2 a 3 cm.Como multiplicar por divisão de touceiras:
Um vaso de avenca bem cheio pode render várias mudas. É só separar as touceiras com muito cuidado para não prejudicar as raízes, que são bem frágeis. Plante a muda imediatamente, pois a avenca perde umidade muito rápido. 

MAIS DICAS ABAIXO:


· Garanta uma boa umidade no solo, sem encharcar, regando sempre que o solo apresentar-se muito seco;
· Mantenha as avencas longe da luz solar direta, mas não as submeta à sombra em demasia, pois isso facilita o surgimento de pragas e doenças;
· Evite o uso de inseticidas para combater pulgões e cochonilhas e adote a famosa calda de fumo, procurando aplicá-la sempre que suspeitar da ocorrência;
· Mantenha as avencas livres de folhas velhas e secas, cortando-as na base, para facilitar o surgimento de novas brotações;
· Faça adubações periódicas com adubo orgânico ou fertilizantes líquidos, mas sempre seguindo a orientação da embalagem do produto;

ESSAS INFORMAÇÕES VIERAM DAQUI, mas tem muito mais dicas e informações lá, clique e conheça



fotos





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

Christiane Garcia disse...

Adorei o post. Tenho um vasinho de kalanchoe, que é bem fácil de cuidar. O apto que eu moro é pequeno e sem varanda.
Acho lindo quem sabe cuidar de plantas!
Te desejo um lindo dia. Bjs

Jussara Silva disse...

Eu amo avencas, mas as que tinha morreram. Vou comprar novas e seguir as dicas.
Bom dia.
Bjs.
Jussara

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Eu estou pensando em fazer um jardim vertical, então estou pesquisando sobre plantas, como cuidar, quais podem ser usadas no tempo, quais podem pegar sol por pouco tempo, etc.
Gostei de saber sobre a avenca.

um beijo

Cris Mandarini disse...

Boa noite Eliane ,amo avenca são lindas e delicadas ,mas difíceis de cuidar adorei as dicas ,bjs.http://crismandarini.blogspot.com.br/

Unknown disse...

OLÁ ELIANE, ADORO PLANTAS... MINHAS PAIXÕES SÃO FLORES DE MAIO E VIOLETAS TENHO VARIAS E CUIDO BEM DELAS TENHO ALGUMAS QUE TENHO MAIS DE 5 ANOS E CADA ANO QUE PASSA FICAM MAIS LINDAS. PARABÉNS PELA POSTAEM E DICA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...